Casa Branca, ONU, McDonald’s: ninguém está a salvo dos YES MEN, uma dupla de ativistas
(Jacques Servin e Igor Vamos) que viaja pelo mundo aplicando trotes em governos e empresas multinacionais. Veja o que eles são capazes de fazer.
(Jacques Servin e Igor Vamos) que viaja pelo mundo aplicando trotes em governos e empresas multinacionais. Veja o que eles são capazes de fazer.
(Super Interessante, ed., 275, fevereiro de 2010)
A SOLUÇÃO PARA O AQUECIMENTO GLOBAL
“Preocupado com as mudanças climáticas? Não se preocupe, nós somos as maiores empresas dos EUA. E temos um plano para te salvar das catástrofes que vêm por aí”. É assim que começa o site da SurvivaBall, armadura high tech desenvolvida por um consórcio de multinacionais que inclui Ford, GM, Shell, Monsato Raytheon (uma das maiores servidoras de armas para os EUA). A SurvivaBall é um casulo autossuficiente, que gera a própria energia matando animais silvestres. Uma ideia , mas que causou certo buzz – por que os Yes Men conseguiram fazer uma falsificação perfeita do site da Raytheon. “A SurvivaBall é um minibinker onde você poderá sobreviver quando a natureza se rebelar”, explica Igor Vamos. Ao demonstrar a armadura, nas ruas de Nova York, ele foi preso – a polícia alegou que os Yes Men não tinham autorização da prefeitura. Eles também aprontaram na COP 15 (conferência da ONU sobre mudanças climáticas, que não deu em nada, lembra??). Criaram uma cópia perfeita do site da ONU, destacando uma notícia bombástica: o governo do Canadá teria se comprometido a reduzir em 40% a emissão de CO2 até 2020. Aí só foi espalhar o link para a imprensa, que acredito na história e espalhou a manchete. Até que, constrangida, a delegação canadense foi obrigada a negar tudo. Era um trote.
Nenhum comentário:
Postar um comentário